Mexa-se! Exercício físico é ótimo remédio para combater o estresse!

Mexa-se! Exercício físico é ótimo remédio para combater o estresse!

Dentre os benefícios da prática rotineira temos redução dos níveis de ansiedade e depressão, melhora do humor e aumento da sensação de bem-estar e da autoestima



O nosso inimigo global é o sedentarismo e tem como seu antagonista a prática de exercícios físicos regulares, praticamente, em qualquer idade. As conhecidas atividades: nadar, correr, andar a pé ou de bicicleta com fortalecimento muscular moderado, produzem enorme benefício para a saúde e ajudam desligar das preocupações e angústias do cotidiano, sendo um poderoso fio terra do estresse. 

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O estresse é cada vez mais frequente na vida moderna. Os permanentes desafios enfrentados no trabalho, tráfego intenso nas grandes cidades, a violência urbana e a involuntária negligência em relação aos hábitos saudáveis – como se alimentar e dormir adequadamente – são alguns dos fatores que contribuem para que o estresse afete um número crescente de pessoas. Em nível elevado produz efeitos pessoais e profissionais nocivos.

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Diversas pesquisas indicam que, quando excessivo, o estresse pode levar a dificuldade de concentração, cansaço mental, indiferença emocional, agressividade, incapacidade de relaxar, perda de memória imediata e apatia. Pode prejudicar a criatividade e produtividade, provocar crises de ansiedade, humor deprimido, diminuição da libido e problemas de ordem física, afetando o sistema imunológico e o prejudicando o bom funcionamento das defesas do corpo. 
A prática regular de atividade física é das maneiras mais eficazes e divulgadas de combater o estresse. Dentre os benefícios da prática rotineira de exercícios, temos redução dos níveis de ansiedade e depressão, melhora do humor e aumento da sensação de bem-estar e da autoestima. 

Fazer exercício de três a quatro vezes por semana é o indicado

Uma série de benefícios psicofisiológicos ocorrem durante uma atividade física regular, por conta da liberação de alguns hormônios secretados (produzidos) por glândulas, como a nossa conhecida adrenalina (glândula adrenal), que age quando ocorre um estresse físico, emocional ou ambos. Outro importante hormônio é o cortisol, que atua como um potente anti-inflamatório natural; ainda temos o hormônio glucagon, que atua no fígado aumentando a quantidade de glicose lá depositada; o GH nosso hormônio de crescimento, produzido naturalmente pela glândula Hipófise localizado no cérebro, que entre vários efeitos, produz certa e leve sensação de bem-estar; e finalmente a secreção de endorfina, produtora da sensação de prazer e responsável pela melhora da qualidade do sono. 

Faça exercícios! Lembrem “Mens Sana in Corpore Sano”

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/06/mexa-se-exercicio-fisico-e-otimo-remedio-para-combater-o-estresse.html

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